Sidrolândia: Prefeito Rodrigo Basso exige mudança imediata na gestão de resíduos e descarte irregula
O prefeito de Sidrolândia, Rodrigo Basso, repreendeu a população pela má gestão no descarte de resíduos. Materiais recicláveis, lixo doméstico e até entulho estão sendo misturados nos bags de coleta. Basso exige uma mudança cultural urgente para uma cidade mais organizada e sustentável.
Sidrolândia, 8 de novembro de 2025 – Em um pronunciamento incisivo, o prefeito de Sidrolândia, Rodrigo Basso, abordou a preocupante falta de organização e a irresponsabilidade da população no descarte de resíduos. Em coletiva realizada hoje, Basso declarou com firmeza: “A gente vai parar com isso e vai organizar essa cidade”.
A preocupação do prefeito surgiu após a triagem de cargas revelarem uma mistura inadequada de materiais nos bags recolhidos diariamente pela Prefeitura. Materiais recicláveis, como baldes, garrafas PET, pneus e latas de tinta, estavam sendo descartados junto a lixo doméstico, orgânico e até restos de comida. “Esse pet era para estar na reciclagem, mas o mesmo borracheiro que encheu um bag de pneu, misturou câmaras de ar com lixo doméstico em outro”, exemplificou Basso, ressaltando a confusão no descarte.
Além disso, a inspeção revelou a presença de restos de construção civil (RCC) – gesso, folhas, pesos e garrafas de vidro quebradas – sem qualquer separação adequada. O prefeito enfatizou que a destinação correta desses materiais não é dentro de um bag de coleta convencional, destacando que apenas três dos bags analisados estavam com o conteúdo apropriado.
Basso criticou veementemente a atual cultura de descarte, classificando-a como uma prática que precisa ser transformada com urgência. “Essa é a cultura que vai ter que ser mudada daqui para frente. A forma como os bags chegam hoje é um reflexo de uma prática que precisa mudar e mudar agora”, afirmou.
Para o gestor municipal, o problema transcende a logística, tocando em questões de responsabilidade ambiental, respeito e visão de futuro. “Cada bag conta uma história e nós queremos que a próxima seja de consciência, cuidado e transformação”, disse ele, convocando a população à ação.
A gestão municipal se compromete a estabelecer um novo padrão para a coleta e o descarte de resíduos, buscando um modelo “mais sustentável, mais humano, mais responsável”. Para isso, ações educativas e estruturais serão intensificadas nos próximos meses, visando engajar a comunidade nessa importante mudança.
Sobre o repórter
João Santos
Repórter cidadão
Morador do centro da cidade há 15 anos, João é comerciante local e sempre atento aos acontecimentos da comunidade. Esta é sua terceira contribuição para o VOCÊ REPÓRTER.